terça-feira, 10 de agosto de 2010

CUFA-MT no Dia da Esperança

As ações da Central Únicas das Favelas (CUFA-MT) estarão presentes no evento de maior relevância social do Brasil

Por Ederson Déka


Alunos da oficina de Dança do Centro Esportivo Cultural CUFA

A CUFA-MT foi convidada para participar da ação Dia da Esperança, organizado pela TV Centro América e o Instituto Cultural Flauta Mágica. O evento acontecerá no dia 31, sábado a partir das 8h na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

O evento faz parte da comemoração dos 25 anos da Criança Esperança que é um projeto social com vistas à melhoria de vida de crianças sem acessos aos mais diversos bens sociais, promovido pela Rede Globo, inicialmente em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância) e atualmente com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Na oportunidade, a coordenadora do Ponto de Cultura Pixaim, Neusa Baptista, ministrará, às 8h oficinas de leitura, tendo como base o seu livro “Cabelo Ruim”? Esta mesma oficina está sendo ministrada por onde passa a Caravana Pixaim, e cerca de oito mil pessoas já participaram dela. Às 10h, o professor de dança do Centro Esportivo Cultural CUFA, fará um “aulão” de Axé e Hip-Hop, para pessoas de todas as idades, e às 14 h, a trançadeira Delânia Neris ensinará o conceito básico de trança Afro e também o público poderá assistir a apresentação do coral, da orquestra e do balé Flauta Mágica.

Karina Santiago, que coordena a instituição em Cuiabá afirma que: “A participação da CUFA-MT no Dia as Esperança irá consolidar e dar mais visibilidade para os projetos sociais desenvolvidos pela instituição. Todos os trabalhos são realizados no Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá, localizado no bairro São João Del Rei, na região que é considerada como área de risco e com um dos menores índices de desenvolvimento humano de Capital mato-grossense”.

No Centro Esportivo e Cultural CUFA – MT são oferecidas oficinas de trança Afro, terças e quintas e de boneca negra as quartas e sextas das 14h às 17h. Essas ações fazem parte do Ponto de Cultura Pixaim da CUFA-MT. Também no espaço são desenvolvidas oficinas de Dança as terças, quintas e sábados das 13h às 18h, com estilo diversificado. E já estão abertas as inscrições para a oficina de DJ que acontece as quartas e sextas das 18h às 20h. Dentro dessa plataforma cultural, o espaço também abriga oficinas de dança, onde são ensinados diversos estilos desde o Axé ao Hip-Hop. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3665 1064.

Todos os projetos desenvolvidos no Centro Esportivo e Cultural CUFA – MT buscam desenvolver e promover a fruição dos bens Culturais, não somente na região do Osmar Cabral, local onde esta instalada, mas também visa expandir esses trabalhos para outros contextos sociais.







Atriz Caroline Figueiredo recebeu de presente da CUFA Cuiabá o Kit pedagógico Pixaim
No evento, a CUFA Cuiabá participou oferecendo oficinas que são desenvolvidas no CECC (Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá), localizado no bairro São João Del Rei. A oficina de leitura foi coordenada por Neusa Baptista; nela, adolescentes e crianças atendidos pelo projeto Flauta Mágica conheceram o livro “Cabelo Ruim?”, de sua autoria, e discutiram temas complexos como o preconceito racial e a auto-aceitação de forma divertida e leve.

Uma das oficinas que mais despertou interesse foi a de Dança, onde o professor Gleiberson Gandara (26) animou a juventude com um “aulão”, ensinando os princípios básicos do Axé e do Street Dance. Os alunos da Oficina de dança da CUFA também puderam mostrar seu trabalho, que é feito com muita dedicação. “Eles ensaiaram todos os dias, pois sabiam que esse evento é importante para nossa cidade, mas também é uma oportunidade para eles apresentar pela primeira vez fora do CECC e da nossa região de atuação, que é a região do Osmar Cabral”, comentou o professor Gleiberson.

2 comentários:

  1. acho uma boa idéia fazer isso é um meio onde uma criança tem uma distração para se divertir.
    com essa cufa-mt pode ajudar muitas pessoas,
    inclusive as criaças que se interesão a aprender coisas diferentes.
    adorei a ideia...
    ass: geiza

    ResponderExcluir
  2. adorei seu comentario Geiza precisamos de gente como vc na cufa de aripuana

    ResponderExcluir